domingo, 15 de novembro de 2015

Produção musical e suas etapas

Algo que parece fundamental em determinado momento do trajeto de quem pretende se aventurar no mundo da produção de música em home studio, é entender melhor o que é produção musical em seu contexto histórico e as funções do produtor musical, ontem e hoje. Isso vale pra quem pretende somente se autoproduzir e produzir sua própria banda ou produzir outros artistas. Da importância (e da utilidade) de aprender os conceitos básicos sobre produção musical e suas etapas no âmbito da produção caseira, em home studio, tratarei em diversos momento e em postagens específicas.

Ao longo de estudos sobre produção musical, veremos que certos pontos são unanimidades entre os autores, e outros, por outro lado, são divergentes. Como exemplo de algo que parece unanimidade, é que não existe uma receita de bolo para algumas etapas da produção musical. Que uma mixagem por exemplo, se pensarmos como uma etapa artística da produção musical, não pode ser reproduzida, ou imitada. Cada mixagem é uma mixagem, busca-se algo que vai de encontro à estética do artista produzido. Como exemplo de algo divergente entre os autores, citaria a divisão das etapas da produção musical. Se por um lado temos a divisão das micro-etapas da produção musical bem definidas, como sendo a gravação, a edição, a mixagem e a masterização, as macro-etapas, ou como elas englobam essas micro-etapas, parecem não ser consenso. Mas quais seriam as macroetapas? São elas: pré-produção, produção e pós-produção. Muitos parecem não chegar a um consenso em relação a como agrupar as microetapas nas macroetapas. Alguns vão dizer que a masterização é uma fase dentro da pós-produção, por exemplo. Alguns vão definir a produção como uma fase que engloba a gravação e a edição, sendo mixagem e masterização etapas da pós-produção. Enfim, divergências que podem ocorrer, talvez, pelas novas características da produção musical influenciada pelas novas tecnologias e novos perfis profissionais surgidos em função da evolução na área.

Como há muito o que falar sobre produção musical, postarei aos poucos, e utilizarei está página como repositório de links para as próximas postagens relacionadas, formando um sumário com os títulos das mesmas. Inicialmente começaremos pelo básico, elencando as etapas e suas respectivas subetapas, tratando cada uma de forma bem resumida, com o intuito de somente mostrar o (por vezes longo) processo de produção de um álbum fonográfico. Entender esse processo com suas divisões em etapas e subetapas, parece ser importante para o melhor planejamento, gerenciamento e desenvolvimento de projetos musicais independentes e no âmbito do home studio, por isso a questão será bem explorada na sequência.





Sumário (em construção)

Produção musical e suas etapas

Programa TVE Repórter sobre produção musical

Resenha de artigo: “O Processo de Produção Musical na Indústria Fonográfica” (MACEDO, 2006)

Indicação de alguns artigos e vídeos sobre produção musical

Mapa mental - Produção musical e suas etapas (v.16.02.16)

 




em breve link para a próxima postagem

Nenhum comentário: